Novo Truque “Grátis” Aumenta o desempenho do PC em até 30x

Quando se trata de armazenamento, a memória de acesso aleatório ( RAM ) continua a ser a melhor – em termos de velocidade – que o dinheiro pode comprar, pelo menos até alguém aparecer com o HBM instalado pelo usuário (alta largura de banda).

No entanto, usando software de código aberto gratuito amplamente disponível ( ImDisk ), a memória do sistema (ou simplesmente memória do computador, como é frequentemente chamada) pode ser convertida em armazenamento utilizável, conhecido como Disco RAM, essencialmente transformando parte da memória RAM do seu PC em um super unidade de armazenamento rápido.




Um par de pontos a nota embora; Em primeiro lugar, use aplicativos que normalmente não usam memória para armazenamento em cache. Além disso, tenha em mente que os discos RAM não são persistentes; Quando o seu computador estiver desligado (o que é diferente de dormir ou hibernar), o conteúdo da memória do computador é apagado. Mas como hoje em dia os computadores geralmente optam pelos dois posteriores, o conteúdo pode ser armazenado por mais tempo.

Privacidade final

Devido a essa propriedade exclusiva, a memória pode ser vista como o guardião final da privacidade de alguém, pois você não pode recuperar ou recuperar dados que foram apagados. Na verdade, um fornecedor apregoa os benefícios de privacidade dos discos RAM como um dispositivo de armazenamento virtual.

O Dataram afirma que sua memória será preenchida sem interrupção ou interrompida instantaneamente, limpando o conteúdo da RAM para limpeza completa de dados irrecuperável, ao contrário dos discos rígidos ou “modos de segurança” do navegador, aumentando a privacidade da Internet, a segurança e a proteção contra malware.

Um provedor de VPN popular, o ExpressVPN , foi tão longe quanto executar um servidor VPN inteiro na memória. A iniciativa TrustedServer , como é conhecida, é diferente da conteinerização tradicional em servidores bare-metal, pois não há sistema operacional host para falar. A pilha integra o sistema operacional hospedeiro e é carregada toda vez que o servidor é ligado.

Velocidades super rápidas

Claro, a razão pela qual você gostaria de usar um disco RAM é porque é rápido – absurdamente rápido. Começando com apenas 4 GB de memória, você pode instalar aplicativos frequentemente acessados ​​(confira nossa lista de softwares portáteis ) que se beneficiarão de velocidades incrivelmente altas de leitura e gravação, o que em teoria significaria tempos de carregamento mais rápidos e desempenho muito mais rápido.


Um SSD SATA atingirá cerca de 500 MBps em velocidades de leitura / gravação. Criamos uma matriz de disco RAM na estação de trabalho móvel Eurocom Tornado F7W (ela vem com 128GB de RAM) e atingimos velocidades de leitura / gravação de até 8.7 / 15.8GBps, que é uma melhoria de velocidade de até 30 vezes (pelo menos de acordo com CrystalDiskMark)!

Poderíamos ter ido ainda mais longe? Possivelmente. colocando vários discos RAM em uma matriz RAID? Infelizmente não. Existe um limite superior para a largura de banda da memória, além de haver alguma sobrecarga no processamento de RAID-0 – como é feito no software dentro do sistema operacional.

Como porta-voz do Softperfect , outro popular desenvolvedor de software de discos RAM coloca, a melhor e mais rápida é usar um disco RAM regular sem emulação de disco rígido e com um sistema de arquivos exFAT. No nosso teste, porém, não vimos nenhuma diferença real entre exFAT e NTFS.

Ao contrário da maioria das atualizações, um disco RAM é tecnicamente gratuito; você decide apenas alocar os recursos do seu computador de forma diferente. Os computadores mais antigos são mais propensos a se beneficiar dele, especialmente aqueles com uma unidade de disco rígido e muita memória, como servidores ou estações de trabalho antigas.

Executando o Windows inteiramente na RAM?

Para nosso conhecimento, há apenas um software que permitirá clonar a instalação do Windows, usá-lo e destruí-lo após o uso. E esse é o HyperOS 2016cujo slogan é “One Windows is not enough”. Intrigantemente, ele – bem como vários outros fornecedores, como Adata e Gigabyte – costumava vender discos rígidos de RAM física, que tinham uma bateria e slots de memória.

Você poderia preencher isso com memória barata e usá-lo como um disco rígido tradicional. Um dos problemas que você enfrentaria, no entanto, seria a necessidade de conectá-lo a um slot com restrição de largura de banda, negando qualquer ganho de desempenho. No entanto, a tecnologia SSD surgiu e mudou o jogo.

Portanto, embora seja possível executar o Windows completamente na memória para obter o melhor desempenho, alguns problemas de hardware precisarão ser resolvidos antecipadamente.

Você deve ter seu próprio disco RAM?

Como os carros super, os discos RAM sofrem de retornos decrescentes, pois serão prejudicados por outros gargalos no sistema. Sim, eles são rápidos – mas tão rápido quanto o seu sistema permitirá, e você precisará estar bem ciente das limitações de tal sistema de armazenamento.

Nem todos os softwares funcionarão com ele e, como o sistema operacional ainda residirá em um subsistema de armazenamento mais lento, o potencial de desempenho muito melhor será perdido. Ainda assim, com os preços de RAM quase em uma baixa de todos os tempos ( 32GB por US $ 102 na Newegg ), agora poderia ser o momento para uma séria experimentação para alimentar sua necessidade de velocidade.

About ƞāƞĐѲ ร૮α૨ρα°

Administrador, Locutor e Amante de Tecnologia, Nando é o cabeça por trás do Techsafira.