Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela Activision. Foi lançado em 22 de março de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. O jogo segue um shinobi chamado Sekiro que tenta se vingar de um samurai que o atacou e sequestrou seu lorde.

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo eletrônico de ação-aventura jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa. Embora comparado com a série Souls, da FromSoftware, o jogo não apresenta elementos de RPG, como criação de personagens, classes e upgrades de equipamentos, além de não ter elementos multiplayer. Em vez de atacar para reduzir os pontos de vida de um inimigo, o combate em Sekiro gira em torno de uma katana para atacar seu equilíbrio, o que eventualmente leva a uma abertura que permite um único golpe mortal. O jogo também possui elementos furtivos, permitindo que os jogadores eliminem imediatamente inimigos se eles puderem ficar no alcance sem serem detectados. Além disso, o personagem do jogador tem a habilidade de usar várias ferramentas para ajudar no combate e exploração, como um gancho e uma tocha. Se o personagem jogador morrer, ele terá a opção de ser revivido no local sob certas condições, em vez de reaparecer em pontos de checkpoint anteriores.

Desenvolvimento

O desenvolvimento de Sekiro começou no final de 2015, após a conclusão do conteúdo para download de Bloodborne, The Old Hunters. O jogo foi revelado através de um teaser trailer no The Game Awards 2017 em dezembro, mostrando o slogan “Shadows Die Twice”. O título completo do jogo foi revelado como Sekiro: Shadows Die Twice durante a conferência de imprensa da Microsoft na E3 2018. Foi dirigido por Hidetaka Miyazaki, do estúdio de desenvolvimento japonês FromSoftware, mais conhecido por criar a série Souls e Bloodborne. O jogo foi publicado pela Activision em todo o mundo, com a FromSoftware auto-publicando no Japão, e a Cube Game publicando na região da Ásia-Pacífico. A trilha sonora de Sekiro foi composta por Yuka Kitamura, com algumas contribuições de Noriyuki Asakura. O jogo foi lançado para o PlayStation 4, Windows e Xbox One em 22 de março de 2019. Uma edição de colecionador do jogo também foi lançada no mesmo dia, e incluiu um estojo de aço, uma estatueta do protagonista, um livro de arte, um mapa físico do mundo do jogo, um código de download para a trilha sonora e réplicas de moedas no jogo.

Sekiro se inspira na série Tenchu do gênero stealth parcialmente desenvolvidos e publicados pela FromSoftware. A equipe inicialmente considerou o desenvolvimento do jogo como uma continuação de Tenchu, mas como essa série já havia sido moldada por vários estúdios diferentes antes de obter os direitos, eles optaram por levar o projeto para uma direção diferente. Miyazaki pretendia que as mudanças de combate capturassem a sensação de “espadas colidindo”, com lutadores tentando criar uma abertura para dar o golpe fatal. Ele e a equipe também criaram o jogo para ser uma experiência totalmente individual, pois acreditavam que o modo multiplayer tinha limitações que eles queriam evitar. A palavra “Sekiro” significa “lobo de um braço armado” em japonês, enquanto o subtítulo “Shadows Die Twice” era originalmente usado apenas como slogan para o teaser trailer até que a Activision solicitasse que fosse mantido para o nome final. Apesar do jogo ter lugar durante o período Sengoku da história real do Japão, não há pessoas ou locais históricos reais no jogo.

Compatibilidade com o Linux

 

Sekiro está disponível para o Linux, com suporte a DXVK no projeto PlayOnGit, basta clicar aqui para instalar esse jogaço de samurai, ao melhor estilo Onimusha 3.

About Felipe Facundes